quinta-feira, 30 de junho de 2011

Grants - Try a different angle

Hoje venho aqui para comentar sobre o Grant's Family Reserve, um dos whiskies escoceses mais vendidos e conceituados em todo o mundo.


Esse blended de 8 anos, famoso por sua peculiar garrafa em formato triangular, que foi criada em 1957 por Hans Schleger, um refugiado da Alemanha nazista. O seu objetivo era criar uma garrafa singular e elegante, que refletisse a qualidade e a cor do whisky. E também fácil de manusear e de embalar.


O Grant's foi criado originalmente por William Grant em 1898, e após cinco gerações este blend está a cargo de Brian Kinsman, o Master Blender de Grant's.

Para produzir Grant's Family Reserve, Brian mistura com mestria cerca de 25 dos melhores whiskies escoceses de single malt e de grão. Na base deste blend está o amplamente reconhecido whisky de grão Girvan, também produzido pela Grant's. A destilação por vácuo a uma temperatura baixa origina um líquido destilado mais suave e delicado, posteriormente envelhecido em cascos de carvalho para se obter um paladar mais profundo, doce e ligeiramente frutado, que cria uma base ideal.


Agora, que já sabemos um pouco mais sobre o whisky, vamos a minha opinião. Considero o Grant's um óimo whisky, e uma das melhores opções dentro da categoria standard (8 anos), ficando atrás do Famous Grouse, mas na frente do badalado Johnnie Walker, e do Balllantine's. Possui ótimo custo-benefício, e seu preço regula com o dos concorrentes que acabei de citar. Além de ser facilmente encontrado aqui no Brasil, tanto em mercados, como adegas e até em alguns restaurantes e bares.


Considero uma ótima opção para ter em casa, para apreciar de vez em quando, e para servir aos grandes amigos. É um whisky que pode ser tomado puro, sem gelo, ou com gelo, o que acredito seja o ideal para ele.

Fica aqui mais uma dica, espero que gostem e provem esse excelente whisky.

Famous Grouse - O melhor custo benefício

Eu já comentei aqui sobre a linha Famous Grouse, que pra mim está na lista das melhores marcas de whisky que já tive oportunidade de tomar. Hoje volto aqui para falar mais um pouco dessa marca, mais precisamente do whisky standard deles, a versão de entrada no mercado, que é o blended de 8 anos, que leva o nome The Famous Grouse.


O Famous Grouse de 8 anos, na minha opinião é um dos whiskies com melhor custo benefício do mercado, ele custa em média 60 reais aqui no Brasil, mesma faixa de preço dos concorrentes, e é o melhor whisky 8 anos que já tomei, sem sombra de dúvida, muito superior à 2 pesos pesados aqui no Brasil, o Johnnie Walker Red Label e o Ballantines. Eu ainda vou mais além, e na minha opinião, considero o Famous Grouse 8 anos mais saboroso que o Johnnie Walker Black Label, que custa na faixa dos 100 reais. Ou seja, é um whisky muito saboroso, com gosto suave, e um bom valor, com 60 reais você leva pra casa um whisky que vai agradar qualquer amigo ou convidado. Em lojas duty free, o Famous pode ser adquirido por mais ou menos 15 dolares, preço fantástico para uma bebida com tanta qualidade.







Um dos "segredos" do Famous Grouse é usar na sua composição 2 dos single malts mais consagrados e premiados, que são o The Macallan e o Highland Park. O The Macallan é considerado o Rolls-Royce dos whiskyes, e possue uma qualidade e prestígio altíssimos.

Uma outra curiosidade, é que a rede de lojas do Pão de Açúcar estava vendendo o Famous Grouse com garantia de satisfação, ou seja, você comprava o whisky, e se não gostasse, o Pão de Açúcar lhe devolvia o dinheiro. Não sei dizer se a campanha era válida apenas nas lojas do Pão de Açúcar, ou se era em qualquer revendedor autorizado aqui no Brasil, mas vale a pena procurar e descobrir. Essa campanha é mais uma prova de que o whisky é realmente bom.

Fica aqui a minha dica, se nunca experimentou, experimente, você não irá se arrepender, e se já experimentou, acredito que concorda comigo.

Jameson - Irish Whiskey

 O Jameson é o whiskey irlandes mais famoso e mais vendido no mundo, está presente em mais de 120 países, vendendo mais de 30 milhões de garrafas por ano.

É fabricado na destilaria Midleton, que fica na região de Cork, e é misturado e engarrafado na Old Jameson, destilaria original da marca localizada na cidade de Dublin. Foi Fundado em 1780.

Diferente da maioria dos whiskies escoceses que são destilados duas vezes, o irlandes Jameson é destilado 3 vezes. Outra característica marcante do irlandês: o whiskey mistura dois tipos de cevada, sendo que um deles germina na água, preservando aroma e sabor leves. 



É um whiskey mais suave, com uma fusão dos sabores baunilha, madeira de carvalho e mel, com um toque picante, de caramelo e avelã, e agrada paladares tanto de homens como de mulheres no mundo inteiro.



Atualmente a marca possui 6 produtos, que são:
-Jameson Irish Whiskey;
-Jameson Gold Reserve;
-Jameson Special Reserve;
-Jameson Signature Reserve;
-Jameson Rarest Vintage Reserve;
-Jameson Limited Reserve;





Eu recomendo o whiskey, inclusive o standard de 8 anos, vale a pena experimentar e ter em casa uma garrafa, seu gosto mais suave é bem peculiar, sendo bem marcante, pode ser tomado em várias ocasiões, e agrada mais pessoas do que os tradicionais whiskys escoceses.

Famous Grouse - O blended whisky maís vendido na Escócia

O Famous Grouse com o passar dos anos se tornou o blended whisky standard (8 anos) mais vendido na Escócia.
Seu nome é originário de uma ave selvagem típica da Escócia (Grouse).

Esse blended também é chamado de Phillippa, nome da filha de Matthew, que desenhou a ave do rótulo da garrafa.

Sua fabricação ocorreu pela primeira vez em 1897, por Matthew Gloac, na cidade de Perth, na região das Highlands. E atualmente, a marca pertence ao Edrington Group.


Atualmente 8 produtos compõem a gama de whiskys da marca, sendo os blended de 8, 10, 12, 18 e 30 anos. Além do Black Grouse (blended de 8 anos), Snow Grouse (blended grain de 8 anos), e o Famous Grouse Gold Reserve, um blended premium de 12 anos.

Eu já tive oportunidade de tomar o Famous de 8 anos e de 12 anos, e na minha opinião, são os melhores blended whiskys de 8 e 12 anos que já tomei, ficando na frente dos famosos Red Label e Black Label, do Ballantines, e dos ótimos Chivas, Old Parr, Buchanans, etc.
É um whisky que vale a pena se ter em casa, e recomendo profundamente.

Tipos de whisky

Single Malt

É o mais requintado dos whiskys, resultante de bidestilação e envelhecimento de 100% de cevada maltada, além de ser produzido por apenas uma destilaria.
Por ser feito em apenas uma destilaria, cada single malt reúne em sua composição, características particulares de uma região específica da Escócia, onde a destilaria se encontra.
Como exemplos famosos de single malt temos o Macallan, The Glenlivet e Glenfiddich.

Macallan

The Glenlivet

Glenfiddich

Single Grain

É o whisky feito de cereais, como milho, trigo e cevada, não maltadaos, fabricados por uma única destilaria.
Os alambiques usados para destilar o single grain é diferente do utilizado para destilar o single malt, o que possibilita em uma destilação mais rápida e econômica.
Um exemplo de single grain é o Black Barrel.

Blended Malt

É o whisky resultante da mistura de vários single malts, de mais de uma destilaria.
Algumas marcas, usam a denominação Pure Malt, ao invés de Blended Malt, o que quer dizer a mesma coisa, porém, por padrão, definido pela Associação Escocesa de Whisky, o correto é Blended Malt.
Um exemplo famoso de um blended mal é o Johnnie Walker Green Label.

Blended Grain

Produto resultante da combinação de vários single grains de mais de uma destilaria.
A maioria dos whiskys de grãos são usados para compor os blended scotch, mas uma pequena parte de sua produção é engarrafada e colocada no mercado para consumo.

Blended Scotch

É o resultado da mistura de vários single malts com vários grain malts, de diversas destilarias. Normalmente, a proporção é de 60% de whiskys de grãos e 40% de whiskys de malte. Misturas com mais de 40% de malte, possuem maior qualidade.
Buscando maior harmonia entre os single malts que irão compor o blended, algumas destilarias depositam os maltes escolhidos em grandes tonéis por um período aproximado de 6 a 8 meses.
Alguns dos blended mais conhecidos são Chivas Regal, Johnnie Walker, Ballantines, Famous Grouse, J&B, etc.

Chivas

Ballantines

Famous Grouse



Como exemplo de composição de um blended, veja como é feito o J&B:
-6 whiskys de grãos
-6 single malts das Highlands
-21 single malts de Speyside
-5 single malts de Lowlands
-4 single malts de Islay

Clube no ar!

Bem vindos ao Clube Puro Malte, um espaço para falarmos exclusivamente
de whisky, seja ele o irlândes, o japonês, o americano, o nacional, e
claro, o tradicional e clássico escocês.
Vamos falar das diferenças entre os tipos de whisky, suas
características, como são fabricados, de curiosidades sobre o whisky,
de sua origem.
Também vamos avaliar e degustar diversos whiskies, e dizer aonde podem
ser encontrados a venda.

Se você gosta de whisky, esse é o espaço certo para você conhecer
novas marcas e opiniões, aprender um pouco mais sobre o assunto, e
claro, interagir conosco, nos passando suas experiências e opniões.

Este espaço é um blog "irmão" do Clube Puro Agave
(http://puroagave.blogspot.com), feito também por mim, mas com foco em
todo tipo de bebida alcólica, então, alguns posts poderão ser
encontrados nos dois blogs, enquanto outros serão exclusivos deste
espaço, por isso, se você gosta de outras bebidas, não deixe de
acompanhar o Clube Puro Agave.

Hoje a noite teremos nosso primeiro post falando de whisky, e vamos
falar dos tipos de whisky existentes, decidi começar por esse tema,
pois foi um assunto de muito sucesso no Clube Puro Agave.